Colóquio Kàwé Memórias e ancestralidades negras
Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC (Ilhéus, Bahia, Brasil)
Apresentação
“Recordar é preciso
O mar vagueia onduloso sob os meus pensamentos.
A memória bravia lança o leme
Recordar é preciso”
(Conceição Evaristo)
Nos dias 17 e 18 de outubro de 2023, será realizado no campus da Universidade Estadual de Santa Cruz, o próximo Colóquio Kàwé, cujo tema desta edição é “Memórias e ancestralidades negras”. Sendo um elemento constituinte do sentimento de identidade, tanto individual como coletiva, a memória configura-se também como um fator extremamente importante do sentimento de continuidade e de coerência de uma pessoa ou de um grupo em sua (re)construção de si.
Por isso, essa temática ainda tem sido recorrente nas mais variadas organizações, movimentos sociais e produções artísticas afro-brasileiras que se propõem trazer à tona memórias costumeiramente invisibilizadas, negadas e ou apagadas pela história oficial brasileira. O ato de lembrar está na essência das tradições africanas e afrodescendentes, que sustentam a organização comunitária e as formas de governar nessas sociedades, assim como a ancestralidade, entendida aqui como “uma categoria analítica que contribuiu para a produção de sentidos e para a experiência ética (Eduardo Oliveira, 2012, p. 30) dos povos africanos na diáspora.
A ancestralidade reflete justamente as trocas que se estabelecerem nesse processo em diferentes segmentos (culturais, linguísticos, sociais etc.) e as estratégias de manutenção e ressignificação sociocultural adotadas por essas sociedades, por isso também tem sido reivindicada social, cultural e epistemologicamente em diferentes espaços de produção de conhecimento, para compreender e intervir, especialmente, na educação das relações etnicorraciais e no combate às variadas formas de racismo no Brasil.
Contato: kawe@uesc.br
• Organize a sua agenda e venha partilhar esse momento com a gente!
.
.
.
📜Texto: @le.cco.fran.ca
🖥️Design: @lanamuns
PROGRAMAÇÃO DIA 17/10:
PROGRAMAÇÃO DIA 18/10:
Comments