Fórum da Juventude Preta Baiana
IV Fórum da Juventude Preta Baiana: O Protagonismo de Mulheres Negras e Indígenas para Construção da Democracia no Brasil: trajetórias de vida, lutas e conquistas sociais
O Fórum da Juventude Preta Baiana é um projeto que se inicia em 2018 por estudantes da UNEB e integrantes de movimentos sociais de Alagoinhas. Naquela época, víamos (e ainda se vê) números alarmantes de jovens negras e negros mortos em todo o território baiano. Sentiu-se a necessidade de buscar meios de enfretamento a alta onda de violência contra jovens negros e negras, daí surgem-se os debates de como promover um espaço de discussão e aprendizagens para a população negra/preta e periférica do nosso estado.
O projeto piloto lançado então em novembro de 2018 contou com a participação da UNEB, UNILAB, movimentos sociais de Alagoinhas e a Secretaria de Assistência Social do município de Alagoinhas. Na oportunidade, o tema do evento foi: Combater a violência é preciso. Reuniu em torno de 100 pessoas, que debateram temas que variaram desde educação e saúde até o anti-proibicionismo.
Em 2019, o fórum se reúne em Serrinha, com o massivo apoio de movimentos sociais e negro do município e região sisaleira, da SEPROMI, da UNEB e da prefeitura do município. Com essa união de forças, o evento contou com uma participação de mais de 250 pessoas presencialmente nos mais diversos debates e rodas de conversa. A edição também contou com o apoio do Coletivo de Cotistas da UNEB, que em parceria com o Fórum lançou a tenda do CECUN. Foi um momento importante para os estudantes da instituição debaterem as pautas relativas as políticas de cotas da universidade, e a vida dos estudantes cotistas na graduação. Ao final do evento, encaminhou-se os documentos com as sínteses das discussões para as instituições parceiras e governantes.
Em 2021, devido a pandemia de covid-19, o evento ocorreu de forma online via YouTube e Zoom. O alcance do evento chegou a outras regiões do país e do mundo, com números em torno de mais de 4.000 pessoas alcançadas. Foi um momento rico e fortalecedor para todos os presentes, tendo em vista a não apenas o período de isolamento social, mas também outros problemas sociais que emergiram com força diante de um cenário de graves crises institucionais e políticas no Brasil.
Em 2022, o evento retorna de forma híbrida para a cidade de Alagoinhas. O evento objetiva debater as questões das mulheres pretas no nosso estado, com vista às dificuldades e violências que essa população tem enfrentado historicamente no nosso país, enfrentando também altos índices de marginalização e políticas retrogradas que infelizmente não tem trazido benefícios concretos, apesar de pequenos avanços. Chamamos atenção do poder público, da sociedade e das universidades para essa questão.
As atividades serão realizadas de forma presencial na cidade de Alagoinhas, no Centro de Cultura, entre os dias 15 a 17 de setembro de 2022. Ouvintes poderão participar de forma online através do YouTube do FJPB ou presencialmente caso resida em cidades limítrofes a Alagoinhas-BA. Estamos encorajando pessoas de outros municípios a participarem de forma online devido ao atual estado de pandemia de Covid-19. Esperamos contar com ampla participação de toda a população para promovermos um debate rico, e que possam surgir encaminhamentos que impactem de forma positiva na vida de milhares de pessoas pretas no nosso estado em forma de políticas públicas contra o racismo e as desigualdades raciais e de gênero. As inscrições podem ser feitas através de www.even3.com.br/4fjpb até o dia 05 de setembro.
*Os artigos publicados são de inteira responsabilidade de seus autores. As opiniões neles emitidas não exprimem, necessariamente, o ponto de vista da Assembleia Popular.
ความคิดเห็น