MEMÓRIAS PERFORMATIVAS- TRAJETÓRIAS DE UM COLETIVO LGBTQIA+

El Canalha


“Memórias Performativas – TRAJETÓRIAS DE UM COLETIVO LGBTQIA+” é uma atividade que visa difundir a memória do Coletivo LGBT Geni em Eunápolis através de realização de entrevistas, bate-papos e ensaios fotográficos. O evento realizará ainda uma série de lives nas noites de 07 a 09 de março, com rodas de diálogo sobre arte, ativismo e produção cultural LGBTQIA+ no interior do estado. Além do lançamento de um e-book com depoimentos e fotografias de ex-membros da organização.

O coletivo desenvolveu entre os anos de 2015 e 2017 duas edições do “Sarau Quem tem Medo Homofobia”, atividade artivista em parceria com o Ponto de Cultura de Viola de Bolso que reuniu poetas, ativistas e pessoas LGBTQIA+ da região. E também duas edições da “Limonada”, evento de caráter formativo que reunia convidadas de diversas áreas de atuação com vistas a fortalecer o reconhecimento, valorização da vida, dignidade e direitos de pessoas LGBTQIA+.


A ação, que é articulada a uma pesquisa de Mestrado na Universidade Federal do Sul da Bahia, é uma oportunidade de incentivo à estudos acerca das organizações e agentes do movimento LGBTQIA+ em localidades distantes dos grandes centros urbanos, o que pode colaborar para o desenvolvimento de novas perspectivas acerca das relações entre questões LGBTQIA+, ativismo e cultura.

A produção fica a cargo de Ian Lopes (El Canalha) e conta com colaboração da “Conta Preta Conta”, gerida por Kali Oliveira.

O projeto tem apoio financeiro do estado da Bahia através da Secretaria de Cultura (Prêmio Cultura na Palma da Mão/PABB) via Lei Aldir Blanc, redirecionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.


Em 09 de março será lançado o e-book “Memórias Performativas – Trajetórias de um Coletivo LGBTQIA+”. O material é produto de entrevistas realizadas entre os dias 14 e 18 de janeiro de 2022 com ex-integrantes do Coletivo LGBT Geni. Foram oito pessoas entrevistadas, que contaram as suas experiências, vivências e percepções sobre o Coletivo.

Para a cerimônia de lançamento receberemos: Edilson de Jesus (ex-integrante do Coletivo LGBT Geni), Gustavo Bicalho (colaborador do e-book e docente da UFSB), Gustavo Alves (ex-integrante do Coletivo LGBT Geni), Kali Oliveira (escritora e produtora editorial do e-book), Lay Goldman (ex-integrante do Coletivo LGBT Geni), Micaele Lima (designer e diagramadora), Flávio Prates (colaborador do e-book e ex-integrante do Coletivo LGBT Geni).


Você pode conferir a cerimônia no dia 09 de março a partir das 19h na página oficial da UFSB no YouTube e nas redes sociais do projeto “Memórias Performativas – Trajetórias de um Coletivo LGBTQIA+”.


El Canalha é natural de Firmino Alves, graduado em História pela UESC e mestrando do Programa de Pós-Graduação em Estado e Sociedade (UFSB).