top of page

WEBNÁRIO: A LUTA PELOS DIREITOS, TERRITÓRIO E MEIO AMBIENTE DOS POVOS PATAXÓ NO BRASIL


ONG Cultural Survival

Reprodução do Instagram @culturalsurvival. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CjqjjdWLZvH/?igshid=YmMyMTA2M2Y%3D

Cansados de esperar por uma solução estatal acerca da regularização dos seus territórios de ocupação tradicional, o Povo Indígena Pataxó, do extremo sul do estado da Bahia, Nordeste brasileiro, intensificou o processo de retomadas dessas terras que são parte dos últimos grandes redutos do bioma mata atlântica na região. Tais áreas vêm sendo espoliadas e devastadas por empreendimentos hoteleiros, indústria da celulose, agropecuária e outras atividades colonizadoras decorrentes da política anti-indígena do atual governo brasileiro e seus apoiadores. Nesse processo de retomada territorial, sofrem violência armada praticada por grupos criminosos legitimados pela negligência deliberada por parte do Estado.

No mês de setembro, o adolescente indígena Gustavo Silva da Conceição, Pataxó de apenas 14 anos de idade, foi assassinado durante um violento ataque contra a Terra Indígena (TI) Comexatibá. Esse webnário visa informar a sociedade e buscar apoio.

21 de outubro (sexta-feira) às 17:00 (horário de Brasília) Moderador: Edson Krenak, liderança no Brasil, Cultural Survival Palestrantes: Rodrigo Mãdy Pataxó Cacique Gerdion Santos do Nascimento (Aruã Pataxó) Cacique Alvair Jose Da Silva Nascimento (Naô Xohã Pataxó) José Augusto Sampaio, antropólogo.



Cultural Survival é uma ONG liderada por indígenas que defende os direitos dos Povos Indígenas e apoia a autodeterminação, as culturas e a resiliência política das comunidades indígenas.

Comments


bottom of page