No último dia 15 de setembro ocorreu uma ação de reintegração de posse em uma ocupação em Porto Seguro no distrito de Trancoso. Paralela à reintegração, foi realizada uma manifestação contrária ao processo em um trecho da BA 001. Durante o ato, o professor e artista Flávio Prates foi surpreendido com um mandado de prisão expedido pela autoridade judiciária da 1ª Vara Criminal de Porto Seguro.
ATÉ O FECHAMENTO DESTA CARTA OS ADVOGADOS DE FLÁVIO NÃO CONSEGUEM ACESSAR O PROCESSO, LOGO, NÃO SE SABE PELO QUÊ OU QUEM O ESTÁ ACUSANDO, O QUE VIOLA O SEU DIREITO A LEGÍTIMA DEFESA.
Quem é Flávio Prates
FLÁVIO PRATES É FILHO DE PAIS CAMPESINOS E UTILIZA PARTE DO SEU SALÁRIO COMO GARÇOM PARA COLABORAR COM AS DESPESAS DA CASA. Primeira pessoa da família a concluir um curso de graduação em universidade pública, a manutenção de Flávio nestas condições coloca toda a sua família em risco de insegurança alimentar.
A atuação de Flávio Prates na região é marcada por iniciativas de educação popular, produções culturais em parceria com o Viola de Bolso, além de ter atuado nos processos de melhoria da infraestrutura da residência universitária masculina da UNEB. IMPORTANTE DESTACAR TAMBÉM QUE NOS ÚLTIMOS DOIS ANOS, DEVIDO A PANDEMIA DA COVID-19, FLÁVIO TEM EXERCIDO ATIVIDADES PROFISSIONAIS NO SETOR TURÍSTICO DE TRANCOSO E TRABALHA DE CARTEIRA ASSINADA EM UM ESTABELECIMENTO DO DISTRITO.
O sonho por moradia
A relação de Flávio Prates com a ocupação se deu apenas devido à oportunidade de garantia de moradia, uma vez que com os baixos salários e a especulação imobiliária o custeio de aluguel e contas compatíveis com a sua renda passou a ser inviável em Trancoso. Reafirmamos assim, que o contato de Flávio Prates com o movimento aconteceu APÓS a ocupação da terra e que o suposto envolvimento deste com as lideranças FOI FRUTO DA PROMESSA DE UM LOTE NO ACAMPAMENTO, ALIMENTANDO NELE O SONHO POR MORADIA DIGNA.
Comments