Comissão Pastoral da Terra
No último sábado, 06 de agosto, a Sede CPT/CIMI de Itabuna (BA) recebeu o primeiro reencontro das pastorais e movimentos sociais do sul da Bahia deste ano. Quase 40 lideranças de grupos eclesiais e sociais se reuniram para dar início à rearticulação do Fórum por Terra, Trabalho e Cidadania. Também foi feito um debate sobre a organização do Grito dos Excluídos, seguido da feijoada e do bingo realizados pela equipe sul-sudoeste da Comissão Pastoral da Terra da Bahia (CPT-BA) para arrecadar recursos para a continuidade da reforma do imóvel onde a sede está localizada.
O encontro contou com a presença de representantes das Comunidades Eclesiais de Base (CEBS) de Itabuna, Movimento Negro Unificado (MNU), Grupo Afro Encantarte, Consulta Popular, Fórum por Terra, Trabalho e Cidadania, Movimento Sem Terra (MST), Comissão Pastoral da Terra (CPT) e outros. Como encaminhamento, uma comissão foi formada para organizar a realização do Grito dos Excluídos, que acontecerá no dia 7 de setembro; além disso, foi firmado o compromisso da continuidade da rearticulação do Fórum por Terra, Trabalho e Cidadania na região. Na parte da tarde, a CPT realizou uma confraternização com venda de feijoada e bingo, cuja arrecadação será direcionada para a continuidade da reforma da Sede. Em ambos os turnos, o Grupo Encantarte animou os presentes com apresentações musicais.
A Sede CPT/CIMI é partilhada pela Comissão Pastoral da Terra (CPT) e pelo Conselho Indigenista Missionário (CIMI) desde a década de 1990, funcionando como sede administrativa e também para o acolhimento de atividades de ambas as instituições, encontros e reuniões com trabalhadores rurais, indígenas e movimentos sociais da região. Atualmente, a Casa se encontra bastante deteriorada e com sérios problemas de infraestrutura. A reforma da casa é um pequeno passo de um amplo processo de articulação pastoral para tornar viva a participação da igreja na vida do povo enquanto motor de transformação. Enquanto vai sendo reformada, a sede continuará recebendo atividades no intuito de continuar as articulações para a sua reforma, bem como para fortalecer as lutas dos movimentos sociais da região.
Confira a abertura do evento feita pelo Grupo Encantarte:
*Os artigos publicados são de inteira responsabilidade de seus autores. As opiniões neles emitidas não exprimem, necessariamente, o ponto de vista da Assembleia Popular.
Comments