top of page

CARTA ABERTA DOS ESTAGIÁRIOS DA SEDUC ILHÉUS

Atualizado: 29 de set. de 2022

Nós, estagiários da educação da rede municipal de Ilhéus, viemos por meio desta expressar nossa imensa insatisfação com o descaso que temos vivenciado, e acreditamos que diante dessa atual conjuntura social e política que vivenciamos, tem sido muito difícil sobreviver. Pensamos nisso tendo em vista que somos um grande grupo formado por universitários que dependem do estágio para pagar as mensalidades dos cursos acadêmicos, também somos mães e pais - muitos solos - preocupados com a qualidade de vida dos filhos, além de jovens e adultos com alugueis e contas vencidas a uma média de 2 a 5 meses.

Nesse sentido, é válido ressaltar que ainda somos obrigados a arcar com as despesas das passagens para ir até a unidade escolar devido a não efetivação das bolsas, pois, se não nos é feito o pagamento se torna impossível ter dinheiro para o passe estudantil, e pensamos que a situação se torna mais grave quando PODE ocorrer o desligamento dos estagiários sem frequência na folha de ponto, ou seja, temos garantia do acesso, mas não a permanência. Ademais, é conveniente apontar que essa mesma problemática é corriqueira, e no que se refere ao pagamento do mês anterior, foi realizado apenas o de uma parcela dos estagiários, e muitos aguardam ansiosamente até hoje.

Consideramos que também é necessário discutir sobre o contexto de desinformação que estamos inseridos, em razão das diversas vezes que solicitamos alguma informação na prefeitura e não conseguimos uma resposta justa, séria e plausível. Inclusive, sentimos falta de um setor que nos acolha, escute, olhe para nossas demandas e busque meios de nos orientar da melhor forma, e não de gestões que vão nas mídias no dia 18 de agosto (dia do estagiário e data de vencimento das bolsas) falar sobre a importância que temos nas empresas e contradizer a fala na prática, pois o sentimento que temos é de insignificância.

Por fim, aproveitamos o momento para levantar que em meio a todo esse caos, ganhamos um valor extremamente baixo comparado ao tanto que trabalhamos.


Ilhéus, Bahia

05/09/2022




bottom of page