top of page

ILHÉUS | ATRADUC LANÇA NOTA SOBRE O CASO DA AGRESSÃO NA MANIFESTAÇÃO CONTRA O AUMENTO DA TARIFA

Repercute desde o último dia 2 um caso de agressão envolvendo a esposa do vereador Nino Valverde (PODEMOS) e uma participante dos atos contra o aumento da tarifa do transporte público. Segundo a Associação de Trabalhadores Contratados e Desempregados da Educação (ATRADUC / Sul-Bahia), a confusão teria começado após populares vaiarem o vereador recordando o seu voto contrário a instauração da Comissão Especial de Inquérito que investigaria o recebimento de R$15 milhões pelas empresas de ônibus São Miguel e Viametro em 2022.

Em contato com a equipe da Assembleia Popular, a ATRADUC afirmou que acompanha as manifestações contra o aumento da tarifa por entender que esta é uma questão que impacta diretamente a vida dos trabalhadores da educação e dos estudantes do município.


Leia a nota completa:


"Nota de esclarecimento


A Atraduc/Sul-Bahia, vem por meio deste, diante do posicionamento de alguns sites da cidade que não tiveram compromisso com os fatos, esclarecer sobre o evento que ocorreu durante a manifestação de ontem. Por estarmos presentes no ato, achamos justo, diante de algumas fake news geradas, falar sobre o assunto em nome de nossos membros que fizeram parte do ato.

Primeiramente, fechamos o trânsito sobre a faixa de segurança de forma pacífica. Depois nos encaminhamos também de forma pacífica ao ponto do paredão, onde entramos em diálogo com parte da população que ali esteve presente. Quando nos encaminhávamos a câmara de vereadores, encontramos no caminho com o vereador Nino Valverde que, por ter votado contra a CEI dos transportes, inevitavelmente acabou tendo sido vaiado pelos manifestantes. Nesse momento algumas pessoas filmavam a sua passagem, quando sua companheira se descontrolou por estar sendo filmada e partiu de forma agressiva para cima de nossa companheira Meire Jane derrubando seu celular. Nossa companheira Meire Jane, filha da servidora Maria da Conceição, que veio a óbito por causa da negligência das empresas de ônibus e com a conivência do poder publico, impulsivamente reagiu, até porque na manifestação era uma das pessoas que foi diretamente prejudicada pelos desmandos do prefeito e seus asseclas na questão do transporte público, tendo perdido a sua mãe.

Depois disso, o vereador Nino Valverde, perdeu totalmente a compostura e tentou agredir Meire Jane e a companheira Maíza Ferreira. Além disso, ameaçou Meire Jane na frente de todos que estavam ali presentes. E foi isso que aconteceu naquele momento. Quanto ao desenrolar dos fatos, nós, manifestantes, vamos prestar todo apoio a Meire Jane e ficar atentos em relação aos desdobramentos dessa questão, dado que ela já foi duplamente prejudicada pelo descaso com relação ao transporte público em Ilhéus. Primeiro, tendo perdido a sua mãe. Segundo, por ter sido agredida no momento em que se manifestava contra o descaso do poder público que tirou dela um ente querido.


Ilhéus, 3 de maio de 2022."

bottom of page