top of page

INSTITUTO NOSSA ILHÉUS PARTICIPA DE PROJETO PARA AVALIAÇÃO DE PRÁTICAS DE TRANSPARÊNCIA E GOVERNANÇA


Instituto Nossa Ilhéus


Maria do Socorro Mendonça, Presidente do Instituto Nossa Ilhéus (INI).

O Instituto Nossa Ilhéus (INI) é uma das nove organizações da sociedade civil brasileiras que vão integrar um projeto de avaliação nacional de políticas e práticas de integridade, participação, acesso à informação, transformação digital, abertura de dados e combate à corrupção na gestão pública.

O Índice de Transparência e Governança Pública (ITGP), realizado pela Transparência Internacional – Brasil (TI – Brasil), vai avaliar as ações dos poderes Executivo e Legislativo no nível federal, nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal. Além disso, 163 municípios de 8 estados diferentes serão avaliados por organizações parceiras.

Com apoio técnico, financeiro e operacional da TI – Brasil, as organizações Democratizou (Sergipe), Força Tarefa Popular (Piauí), Instituto Nossa Ilhéus (Bahia), Movimento Popular Anticorrupção Por Amor a Londrina (Paraná), Observatório do Marajó (Pará), Observatório Social do Brasil – São Leopoldo (Rio Grande do Sul), Observatório Social do Brasil – Franca (São Paulo), Observatório Social do Brasil – Limeira (São Paulo) e Transparência Capixaba (Espírito Santo) vão avaliar as práticas de transparência e governança pública dos governos municipais das regiões onde atuam.

Na Bahia, o Instituto Nossa Ilhéus avaliará as prefeituras dos 26 municípios do Território de Identidade Litoral Sul, cujos gestores serão informados previamente sobre a aplicação do índice. O projeto aproveitará os conhecimentos acumulados pelo INI durante a implementação do Ranking de Transparência no Combate à Covid-19 dos governos municipais do Litoral Sul, em 2020. Assim como o ITGP, esse ranking também foi desenvolvido e aplicado com o apoio da Transparência Internacional – Brasil.



Instituto Nossa Ilhéus – Fundado em 09 de março de 2012, o Instituto é uma iniciativa da sociedade civil organizada, apartidária com o título de OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público. Busca a aproximação da sociedade civil e do poder público em suas ações, atuando com advocacy, para fortalecer o alinhamento da vocação natural do sul da Bahia com o desenvolvimento sustentável, por meio de três eixos de atuação: ‘Educação para Cidadania’, ‘Monitoramento Social’ e ‘Impacto em Políticas Públicas’. Também busca produzir conteúdo fortalecendo a narrativa sobre a vocação do sul da Bahia e a perspectiva de desenvolvimento sustentável.


O INI trabalha em rede e está aberto ao engajamento da população em suas atividades. Saiba mais no site www.nossailheus.org.br.


Acompanhe as nossas redes: Facebook.com/InstitutoNossaIlheus e Instagram @nossailheus, e colabore para que o nosso trabalho em prol do monitoramento social e da democracia participativa continue.

bottom of page