top of page

ITABUNA-BA | PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL SE REUNIRAM PARA DISCUTIR OS RUMOS DA CAMPANHA SALARIAL

Em nova assembleia, professores de Itabuna aceitam proposta de reajuste parcelado com pagamento retroativo parcial, desde que sejam contemplados com o ticket alimentação.


Foto: SIMPI.

Na manhã desta sexta-feira, 28/04 os Professores da Rede Municipal de Ensino de Itabuna se reuniram na sede do Sindicato do Magistério – SIMPI para discutir os rumos da Campanha Salarial da categoria, mesmo não ocorrendo a 3ª rodada de negociação, que foi cancelada de última hora pelo Prefeito Augusto Castro, sob alegação dos bloqueios judiciais ocorridos nas contas da prefeitura. Neste sentido, após várias discussões acirradas no auditório, a classe acatou a proposta do Governo de pagamento parcelado do reajuste salarial com retroatividade parcial, desde que os professores sejam incluídos imediatamente na lei municipal que garante o pagamento de ticket alimentação.

O reajuste salarial autorizado pelo Ministério da Educação – MEC para o ano de 2023 é de 14,95%, que segundo a municipalidade, poderá ser pago em três parcelas, sendo 5% referente a janeiro, 5% ao mês de abril e 4,95% aplicados em julho. Além disso, na proposta, há previsão de pagamento de retroatividade parcial no percentual de 5%.

A decisão tomada nesta manhã pela categoria será apresentada ao Governo na próxima rodada, agendada para o dia 04 de maio. De acordo com a Presidente do SIMPI, Profa. Carminha Oliveira, a assembleia é soberana e os professores demonstraram flexibilidade acatando o parcelamento, porém, em contrapartida, esperam uma posição afirmativa do Prefeito em relação ao ticket alimentação. “O prefeito apresentou as dificuldades financeiras para o pagamento integral e a categoria cedeu ao parcelamento.

Portanto, contamos com o bom senso do Executivo municipal para que ele garanta, ao menos, o pagamento dos R$ 300,00 de auxílio alimentação, corrigindo a injustiça de sermos a única categoria de servidores sem este direito”, finaliza Carminha.

Por fim, a classe de educadores também decidiu manter o estado de alerta e promoverá paralisação das atividades letivas na próxima quinta, 04/05, dia em que ocorrerá a audiência entre o SIMPI e o Governo.



Assessoria de comunicação do Sindicato do Magistério Municipal Público de Itabuna.

bottom of page