top of page

LIBERDADE PARA FLÁVIO PRATES!

No último dia 15 de setembro ocorreu uma ação de reintegração de posse em uma ocupação em Porto Seguro no distrito de Trancoso. Paralela à reintegração, foi realizada uma manifestação contrária ao processo em um trecho da BA 001. Durante o ato, o professor e artista Flávio Prates foi surpreendido com um mandado de prisão expedido pela autoridade judiciária da 1ª Vara Criminal de Porto Seguro.

ATÉ O FECHAMENTO DESTA CARTA OS ADVOGADOS DE FLÁVIO NÃO CONSEGUEM ACESSAR O PROCESSO, LOGO, NÃO SE SABE PELO QUÊ OU QUEM O ESTÁ ACUSANDO, O QUE VIOLA O SEU DIREITO A LEGÍTIMA DEFESA.


Quem é Flávio Prates


FLÁVIO PRATES É FILHO DE PAIS CAMPESINOS E UTILIZA PARTE DO SEU SALÁRIO COMO GARÇOM PARA COLABORAR COM AS DESPESAS DA CASA. Primeira pessoa da família a concluir um curso de graduação em universidade pública, a manutenção de Flávio nestas condições coloca toda a sua família em risco de insegurança alimentar.

A atuação de Flávio Prates na região é marcada por iniciativas de educação popular, produções culturais em parceria com o Viola de Bolso, além de ter atuado nos processos de melhoria da infraestrutura da residência universitária masculina da UNEB. IMPORTANTE DESTACAR TAMBÉM QUE NOS ÚLTIMOS DOIS ANOS, DEVIDO A PANDEMIA DA COVID-19, FLÁVIO TEM EXERCIDO ATIVIDADES PROFISSIONAIS NO SETOR TURÍSTICO DE TRANCOSO E TRABALHA DE CARTEIRA ASSINADA EM UM ESTABELECIMENTO DO DISTRITO.


O sonho por moradia


A relação de Flávio Prates com a ocupação se deu apenas devido à oportunidade de garantia de moradia, uma vez que com os baixos salários e a especulação imobiliária o custeio de aluguel e contas compatíveis com a sua renda passou a ser inviável em Trancoso. Reafirmamos assim, que o contato de Flávio Prates com o movimento aconteceu APÓS a ocupação da terra e que o suposto envolvimento deste com as lideranças FOI FRUTO DA PROMESSA DE UM LOTE NO ACAMPAMENTO, ALIMENTANDO NELE O SONHO POR MORADIA DIGNA.



bottom of page